Oficinas

Cosmopolíticas editoriais desenvolve também oficinas editoriais em aldeias, promovendo a criação coletiva de publicações que emergem diretamente das experiências, saberes e vozes envolvidas. Essas oficinas são espaços de troca e escuta, onde o fazer gráfico é entendido como ferramenta de autonomia, memória e resistência. Com um olhar contracolonial, o estúdio busca romper com narrativas hegemônicas e abrir caminhos para formas próprias de contar, registrar e imaginar o mundo, fortalecendo as expressões gráficas e culturais dos povos originários.

Hãmxa tu pip xop – O que tem na roça

Outubro 2024
Aldeia-Escola-Floresta Maxakali (MG)

Parte do projeto desenvolvido pelo programa Saberes Indígenas na Escola (MEC/UFMG), a oficina teve o objetivo de coletivizar a produção do material didático Hãmxa tu pip xop – O que tem na roça, a ser distribuído nas escolas maxakali, composto por uma coleção de cartões ilustrados pelos Maxakali, documentando as espécies vegetais encontradas nas aldeias. A oficina, realizada na Aldeia-Escola-Floresta, consistiu em intervir coletivamente em 100 unidades de tecido, que foram pintadas pela comunidade e usadas para embrulhar as publicações, da mesma forma usada pelos Maxakali para transportar a embaúba. 

Encontro de mulheres Yanomami e Ye’kwana

Novembro 2024
Boa Vista (RR)

Desde 2024, passamos a integrar o grupo de pesquisa do projeto de Formação em Direitos Humanos para mulheres e jovens lideranças yanomami, para pensar e propor caminhos e desdobramentos gráficos para os encontros. No final de novembro, participamos da oficina de formação para mulheres Yanomami e Ye’kwana, uma semana intensa de conversas, convívios, trocas e aprendizados. Durante o encontro, produzimos uma publicação registrando o que os grupos de mulheres escreveram e desenharam sobre o tema dos direitos humanos, para que pudessem levar consigo de volta para as aldeias e para as associações o pensamento elaborado coletivamente.

Plano editorial Pataxoop – Segundo encontro

Março 2025
Aldeia Muã Mimatxi (MG)

Oficina editorial para professoras e professores Pataxoop na aldeia Muã Mimatxi, organizada pelo projeto Saberes Indígenas na Escola (MEC/UFMG) que fomenta a formação continuada de educadores indígenas que atuam na Educação Escolar Indígena, com um olhar especial para a produção de recursos didáticos e pedagógicos. Neste encontro, demos continuidade à produção dos futuros livros previstos no plano editorial Pataxoop, e produzimos coletivamente um livreto e um cartão postal, apresentando a aldeia e a cosmologia pataxoop, a serem distribuídos às pessoas que visitam a aldeia.

Kmanãn Hesuka – Fazer livros

Julho 2021
Terra Indígena Xakriabá (MG)

Oficina editorial realizada com um conjunto de pessoas de diversas aldeias da Terra Indígena Xakriabá, em Minas Gerais, que apresentou o universo das publicações aos participantes, enquanto estimulou um processo de autonomia na produção – desde o projeto editorial, passando pelo design gráfico e diagramação, até o acompanhamento da impressão. Esse processo foi guiado pela premissa de que, tão importante quanto fazer livros, é abordar essa produção criticamente, tendo em vista o lugar dos povos indígenas no desigual universo editorial instaurado no Brasil.

Plano editorial Pataxoop – Primeiro encontro

Dezembro 2024
Aldeia Muã Mimatxi (MG)

Oficina editorial para professoras e professores Pataxoop na aldeia Muã Mimatxi, organizada pelo projeto Saberes Indígenas na Escola (MEC/UFMG) que fomenta a formação continuada de educadores indígenas que atuam na Educação Escolar Indígena, com um olhar especial para a produção de recursos didáticos e pedagógicos. Neste encontro, a comunidade apresentou as publicações realizadas por ela ao longo dos anos, e viu diversas possibilidades gráficas e materiais para a produção de outros livros. No final, produziu-se coletivamente um plano editorial Pataxoop para 2025, contendo os desejos de publicações futuras para a escola da aldeia.